A SABEDORIA QUE FAZ A DIFERENÇA
Você já parou para pensar nas quantidades de características que seus Paes,amigos e parentes lhe transmitiram?
Depois das informações do texto sobre Amala e Kamala, acreditamos que sua lista de características deve ter ficado bem maior. Afinal, o texto nos faz pensar que aprendemos a andar, a falar, a ter alguns hábitos, a ter alegria ou tristeza diante de algo, tudo isso e muito mais com nossa sociedade.
O que faz a grande diferença em nossa vida é a nossa cultura. É ela que, na maioria das vezes, determina o gosto pela comida, a nossa maneira de vestir, os comportamentos que devemos ter.
A sociedade e a cultura criam regras e costumes para todos. A sociedade, em alguns casos, pode nos corrigir se não agirmos conforme ela determina. Um bom exemplo são as leis da nossa sociedade; não segui-las é um problema. Existem diferentes culturas, cada uma com seus hábitos, regras, costumes. E também é verdade que elas estão sempre aprendendo umas com as outras.
Você pode conhecer muito mais sobre essas questões. Pode também observar e discutir os valores da sua sociedade, buscando compreendê-los melhor. Ao agir assim, estará se conhecendo melhor.
Empreendedorismo e Ética, Volume 3, ensino fundamental.p.g28
Para conhecermos mais sobre nossa sociedade, buscamos primeiro conhecer mais sobre a história das famílias dos alunos do Integral 4º e 5º Ano, buscamos a histária de nossa árvore geneálógica. CONFIRA O RESULTADO:
DESCENDÊCIAS
Meu nome é Álvaro Luiz Sebolt Mashni, tenho 9 anos,completo 10 no dia 25 de agosto de 2011, sou descendente de muitas nacionalidades como: Portugal, Itália, Palestina (território palestino) e Alemanha, pesquisei sobre eles vou falar sobre estes países e onde eles entram na minha história.
Meu pai nasceu em Laguna, Santa Catarina – Brasil, mas já o irmão mais velho nasceu na Palestina que é um território que está em conflito com Israel, já faz muito tempo. Os outros irmãos nasceram aqui no Brasil o restante da família nasceram lá na Palestina.
A palestina é dividida em três partes: Cisjordânia, Israel e Faixa de Gaza, as principais festas típicas da Palestina são: festa das origens, galery festas, an araby parte, esta descendência é herança da família do meu pai. Meu pai me falou que o cabrito é sagrado de onde ele veio, o continente é a Ásia e o território palestino fica no Oriente Médio, tem lugares lá que são muito sagrados, um deles é o muro das Lamentações. A língua falada é o árabe (no território Palestino).
Minha mãe tem descendência italiana, e Alemã e portuguesa, eu e meu irmão também, meu trisavô Frederico veio da Alemanha dentro de um avião, fugindo da Primeira Guerra Mundial, sem comida, mais com água e se instalou em Laguna, que fica aqui em Santa Catarina, Brasil, meu avô conta isso para mim dês deque eu era pequenininho, e eu adoro ouvir.
Alemanha, eu adoro os pontos turísticos vamos ver alguns: torre da radio Berlim, em Hamburgo Canais de Hamburgo a Alemanha fica na Europa. Curiosidades: você sabia que Berlim é a mais e cosmopolita cidade da Alemanha... a língua falada é alemão...
Minha trisavó veio da Itália, o restante da família não consegui descobrir ainda. Os pontos turísticos da Itália: o Coliseu fica na Roma, o Piazza Duomo Milão e muitos outros como Canal de Veneza... Minha tia, irmã da minha avó foi no Coliseu, ela foi comer melhor pizza ela disse que adorou o passeio, ela foi a parques muito grades. Meus antepassados, a minha trisavó veio da Itália, eu queria conhecer ela, eu conheci curiosidades da Itália como: você sabia que os Italianos comem pizzas dobradas como sanduiche pela rua!E o salame é tipicamente italiano?...
Minha avó descende de Portugal e por isto que eu descendo desses países também. Lisboa é a capital de Portugal, este país tem muitos pontos turísticos, como: panorâmicoacuaparque, braclândia etc. Alguns dos meus antepassados vieram de Portugal, o nome deles ainda não descobri mais eu vou descobrir... Eles vieram da Europa.
Eu adorei fazer este trabalho porque eu aprendi sobre os países que descendo, e principalmente porque aprendi sobre a origem das famílias dos meus amigos.
Turma Descobridores do CECAR
MINHA HISTÓRIA
Eu sou Gianluca de Limas Ayroso, tenho 10 anos e moro em Guaramirim, estudo no CECAR e na aula de empreendedorismo e ética fiz uma pesquisa sobre a minha arvore genealógica com a ajuda dos meus pais e descobri que meus antepassados vieram da Polônia e da Alemanha, essa pesquisa foi muito legal e divertida, vou contar tudo o que descobri.
Eu descobri que por parte de pai, meus antepassados vieram da Alemanha, e por parte de mãe, os meus antepassados vieram da Polônia.
A Alemanha fica na Europa central, perto da Polônia, Dinamarca, França, Suíça, Áustria, Bélgica, e Republica Tcheca. A Alemanha tem 357.021 km², sendo 349.223 km² de terra e 7.798 km² de água. É o sétimo maior país por área na Europa e o 63° maior no mundo. A Alemanha tem 16 estados, e a sua capital é Berlim.
Na Alemanha os alemães comem bastante carne de porco, bovina e de aves, mas a mais popular e a carne de porco, que eles comem como salsicha. Na Alemanha eles bebem bastante vinho e cerveja, mas a Alemanha foi classificada na 14ª posição na lista de consumo de refrigerantes, e também ocupa o terceiro lugar no consumo de sucos de frutas. outras comidas que são consumidas na alemanha são os pães, batatas, couves, tortas e bolos doces.
Alguns pontos turísticos da Alemanha são: o muro de Berlin, o porto de Hamburgo, a catedral e os sítios arqueológicos de colônia, os cassinos e os musicais de Hamburgo e o lindo carnaval de colônia. As cores da bandeira da alemanha são preto vermelho e amarelo.
A língua falada na Alemanha e o alemão, e ela é uma língua que desperta mais interesse por parte dos estudantes de línguas, em todo o mundo. Na Cultura da Alemanha é bastante popular o futebol, iclusive a alemanha foi sede da copa do mundo nos anos de 2006 e 1974. Ganhou a copa do mundo, nos anos de 1974, 1990 e 1954, tambem é popular na música, arte, artes plasticas, literatura, poesia, teologia e filosofia.
Como por parte de mãe, minha descendência é polonesa, pesquisei sobre a Polônia, que fica na europa, perto da alemanha, eslovaquia, República Tcheca, Ucrânia e Bielarus e lituania, a Polônia tem 17 estados, e a sua capital é Varsovia.
Na Polônia muitas familia comem como prato principal de sua refeições, bolinho de massa com recheio de repolho ou cogumelo, na sobremesa eles comem balas, bolos, pudim ou geléia. E eles gostam de tomar bebidas alcóolicas.
Na Polônia alguns dos pontos turísticos e culturais são: Praça Maior do Bairro Antigo, Castelo Real, Palácio da Cultura Parque Lazienki, Palácio Wilanów, Museu do Levantamento de 1944, Museu Nacional, Museu da Aviação, Museu do Exército, Centro de Arte Contemporânea e a galeria de Arte Zacheta.
Na cultura polonesa, é bastante popular os esportes, como: futebol, rally, voleibol, rugby, e speedway, também é popular na cultura polonesa a música e arte.
Na bandeira da Polônia tem as cores vermelho e branco, sua moeda se chama Zloft.
Essa pesquisa foi muito legal, porque eu descobri de que países meus antepassados vieram.
Turma Descobridores do CECAR
MINHAS DESCENDÊNCIAS
Meu nome é João Lucas de Souza, tenho 10 anos e nasci em Jaraguá do Sul, meu pai se chama João Luiz de Souza e ele tem descendência portuguesa, minha mãe se chama Auzira Goretti Rocha e sua descendência é brasileira, pesquisei detalhes importantes sobre estes dois países, agora vou falar um pouquinho sobre eles.
Portugal faz parte do continente europeu e é visinho da Espanha, um dos povos que viveram lá em Portugal foram os taporos e outros povos.
Em Portugal é comemorado muitas festas iguais a nós, datas como a festa natalina, páscoa, ano novo, carnaval e outras. Portugal tem uma bandeira, como todos os países e um brasão de armas, as cores da bandeira de Portugal são: Verde, vermelho, amarelo, azul e branco.
A capital de Portugal é Lisboa, que é o lugar mais visitado do país, lá têm muitas coisas lindas, como o Pátio de Galé, a praia do Tamariz, a Marina de Vilamoura e a Praia da Marinha que ficam em Algarve.
E as receitas típicas de Portugal são, Bolinho de Bacalhau, Caldo Verde, Bacalhau a modo do Milho, Ovos Moles, Papos de Anjo.
O Brasil é do Continente Americano e, mais especificamente da América do Sul, é visinho de dois países da argentina, Paraguai, Uruguai, peru, Bolívia, Venezuela, Chile e outros. A capital é Brasília que fica no Distrito Federal.
E a bandeira do Brasil é umas das bandeiras mais bonitas do mundo e a culinária brasileira é vasta, algumas das receitas típicas do Brasil são a feijoada, a mandioca e o churrasco.
Nós falamos português, pois fomos colonizados por Portugueses. Alguns dos pontos turísticos são: Cristo Redentor, Pão de açúcar, Cataratas do Iguaçu entre outros.
Os estados do Brasil são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Groso, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará.
Eu moro em Guaramirim que fica em Santa Catarina, Brasil, eu moro no Bairro Amizade, em Guaramirim a maior produção agrícola é de banana e arroz.
Eu achei o trabalho interessante porque nós aprendemos mais sobre nossa descendência e o que tem nos outros países.
Turma descobridores Do CECAR
A HISTÓRIA DE MEUS DESCENDENTES
Meu nome é Polyane Ugarte Krüger, na pesquisa com a minha família, sobre a árvore genealógica pesquisei sobre minha descendência, eu descobri que os meus bisavôs maternos são da Espanha por parte do meu avô materno Hermes Ugarte.
A Espanha fica no continente europeu, a capital é Madri, a língua falada é o castelhano e o Espanhol, o turismo é uma das principais fontes de emprego, renda e desenvolvimento. Neste país conserva-se a tradição de diversos espetáculos taurinos e touradas que fazem parte da identidade de numerosas festas populares.
Durante minha pesquisa descobri que meu bisavô paterno Renold kruger veio da Rússia, que é o pai mais populoso país da Europa, Moscou é a capital da Rússia, que tem a maior concentração de bilionários do planeta. Também descobri que a Rússia é o maior país em área territorial do mundo.
Vybor é uma das cidades mais antigas da Europa, possui um imponente castelo medieval em sua baia. A ferrovia Trans-Siberiana é o melhor jeito de se conhecer o país e o russo é a língua materna.
Meu bisavós Elena Grams e Júlio Lukrafka por parte de pai vieram, da Alemanha, então vamos falar um pouco sobre este país. A Alemanha, como todas as minhas outras descendências, também fica na Europa: a moeda da é o Euro, a Alemanha é uma República parlamentar Federal de dezesseis estados, a capital da Alemanha é Berlim, a língua falada é o Alemão.
Acidade de Munique abriga algumas das instituições mais importantes do país, o fuso horário em Berlim é 5 horas a mais que Brasília, Berlim é uma cidade com clima frio, ficando entre -5 e 5 graus no inverno e entre 12 e 25 no verão, Munique é uma das mais populosas e mais antigas cidades da Alemanha, contando muito da história do país.
Esta é a história da minha família!!!
Turma Descobridores do CECAR
MINHAS DESCENDÊNCIAS
Olá, me chamo Nicole Kraisch Lunelli e sou descendente de Alemães e Italianos, cheguei a estes dados pesquisando minha árvore genealógica com ajuda da minha mãe e minha avó materna também ajudou na pesquisa. Minha mãe se chama Joseane Kraisch Shork, e meu pai se chama Daniel Rodrigo Lunelli.
Tenho descendência alemã tanto por parte de mãe, quanto por parte de pai. A Alemanha esta localizada no continente europeu, sua moeda oficial é o euro, a língua oficial falada neste país é o alemão.
A Alemanha é conhecida pela sua consciência ambiental. Os alemães consideram que o homem é uma das principais causas do aquecimento global. O país está comprometido com o Protocolo de Quioto e vários outros tratados para promover a biodiversidade, os baixos padrões de emissões de carbono, a reciclagem, a utilização de energias renováveis e apoiando o desenvolvimento sustentável a nível global.
Berlin é a capital da Alemanha e também a cidade que representa a grandeza da antiga Prússia, foi fundada no século 13, às margens do rio Spree. Como capital do país, após a unificação da Alemanha ocidental e oriental, tem uma variedade enorme de museus, como o Pergamon Museum e o Museu Egípcio, castelos, e locais históricos, como o Portão de Brandenburg e resquícios do antigo Muro de Berlim.
A cidade mais populosa da Alemanha é Berlim e alguns dos países visinhos da Alemanha são Holanda e Dinamarca. Uma das curiosidades sobre este país é que no verão no mínimo é de 12 graus e no máximo 25 graus.
OktoberFest é uma das maiores festas alemãs, a maioria das pessoas usam roupas típicas. Um dos pratos servidos lá na Alemanha é aperitivo de frango a moda alemã, nesta receita, os cubos de frango são mareados na cerveja e servidos com, batatas, repolho e molho de maçã com mostarda e mel. Salada quente de salsichão também é uma receita típica deste país.
Agora vou falar um pouquinho da Itália, que também está localizada no continente europeu. A língua falada é o italiano, sua moeda oficial é o euro e sua capital é Roma. O Coliseu, em Roma, é um dos maiores símbolos do poder do Império Romano, construído entre os anos 70-80 dc.
Na Itália, assim como na maioria dos paises de primeiro mundo a tecnologia faz parte do dia-a-dia dos seus habitantes, em alguns supermercados o consumidor recebe uma máquina de leitura de código de barras portátil, que é utilizada cada vez que o cliente põe um produto no carrinho de compras. Esta máquina faz automaticamente a soma da compra, e ao final, o caixa não confere produto por produto, apenas cobra aquilo que a máquina está mostrando no visor. É o voto de confiança no cidadão italiano.
Meios de transportes coletivos são amplamente utilizados neste país e funcionam muito bem, os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, o passageiro precisa comprar as passagens antes de subir no ônibus, a qual é conferida raramente.
Prédios não tem porteiros, e a grande maioria não tem garagem. Os carros são deixados nas ruas. As ruas são lavadas periodicamente com carros-pipa municipais, e os carros que permanecerem estacionados durante tal limpeza serão rebocados. A bicicleta é meio comum de transporte em toda Itália. É possível pegar ônibus noturno, no qual se dorme em Bolonha, e ao acordar se está em Paris.
Em Janeiro de 2009, a população italiana passou de 60 milhões, a quarta maior da União Europeia, e a 23ª maior do mundo. A Itália é o local de nascimento de diversos movimentos artísticos e intelectuais que se espalharam pela Europa e pelo mundo. A contribuição italiana de cultura é muita arte, que surgem das grandes obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Botticelli, Tintoretto, Caravaggio, Bernini, Ticiano e Rafael, entre outros.
Descobri coisas incríveis sobre estes países, se não tivesse que fazer esta pesquisa, jamais teria descoberto informações sobre minhas descendências.
Turma Descobridores do CECAR
MINHAS DESCENDÊNCIAS
Eu sou Izabela Cabral Goulart, tenho 10 anos, meus antepassados vieram de lugares diferentes como Portugal, Itália, França e África Do Sul.
Eu achei que todos os membros da minha família vinham do Brasil, mas estava enganada, tenho descendência francesa, portuguesa, italiana e africana.
Meu pai se chama Anísio Silveira Goulart, ele tem descendência francesa, portuguesa e italiana e minha mãe se chama Letícia Rocha Cabral Goulart, dela eu tenho descendência africana e portuguesa. Como meu pai tem descendência francesa, portuguesa e italiana, agora vou falar um pouco sobre esses países.
A capital da França é Paris, uma das principais atrações de paris é o cemitério, no Cimetière Du Père Lachaise estão os túmulos de diversas celebridades, como o compositor Chopin, o codificador do espiritismo Allan Kardec, o escritor Oscar Wilde e o vocalista da banda The Doors, Jim Morrisson. A Torre Eiffel também é um dos atrativos deste país, ela tem três andares, no primeiro andar o turista encontra uma loja de souvenirs, no segundo, restaurantes e no terceiro é possível observar a cidade a 324 metros de altura.
O Vale do Loire fica a cerca de 100 km de Paris e tem a maior concentração de castelos da Europa. Lá é possível passar momentos de contos de fadas, visitando castelos com torres, pontes e jardins. Com 50 metros de altura, o Arco do Triunfo é atualmente o ponto de partida para a maioria dos desfiles e celebrações patriotas. O monumento foi finalizado em 1836.
O museu de Louvre foi construído em 1190 e, na época, era utilizado como fortaleza contra os ataques vikings. Ao longo dos anos, o museu de Louvre passou por várias reformas, inclusive a pirâmide de vidro. Nele é possível visitar obras como a Monalisa, de Leonardo da Vinci, Vênus de Milo, as obras de Rafael e Rembrandt, além de esculturas européias, móveis, tapeçarias, porcelanas e jóias da Coroa Francesa.
A Catedral de Notre-Dame tem torres de 69 metros, uma janela que mostra uma imagem de Cristo no centro e outra com a Virgem Maria. Tem ainda uma torre agulha de 90 metros. Sua construção foi concluída em 1330, 170 anos depois do papa Alexandre III ter iniciado a obra, colocando a primeira pedra.
Na corte real da França, os banquetes eram grandiosos. O mundo logo se rendeu à culinária francesa e à generalização da manteiga e dos molhos aveludados. Os cafés já fazem parte da história da cidade de Paris. É lá, que há décadas os parisienses se encontram para comer, estudar ou descansar. Na França tem vários pontos turísticos, e o principal ponto turístico da França fica em Paris, a torre Eiffel.
Uma dança muito conhecida na frança é o Can Can, em Londres no ano de 1861 Charles Morton inventou esta dança.
Agora vou lhes contar sobre o que descobri pesquisando sobre a Itália: Este país tem muitos pontos turísticos como o Templo De Saturno, o Castelo De Santo Ângelo, o Templo De Apolo Sosiano, entre outros. A capital da Itália é Roma. Existem vários pontos turísticos em Roma como: Coliseu de Roma, Obelisco Salustiano, Basílica de São Pedro, Templo de Saturno, Templo de Apolo Sosiano, Castelo de Santo Ângelo, Arco de Constantino, Templo de Adriano, Basílica de Constantino, Palácios Imperiais do Palatino, Termas de Caracala.
Uma das comidas típicas da Itália é o Cappelleti de Carne, que é feito de farinha de trigo, ovos e água, é recheado de carne bem temperada, e tomates e cenouras, pode ser preparado na água, no forno ou na frigideira.
Por parte de pai e mãe, Portugal faz parte da história dos meus antepassados! Portugal fica na Europa e foi ele que colonizou nosso país, Brasil.
Um dos pontos turísticos de Portugal fica em Lisboa que é o Oceanário de Lisboa, e na culinária, uma das comidas típicas é o Arroz de Braga, que é feito com sobre coxas de frango, e lingüiça! Deve ficar uma delícia.
Tenho outros familiares que tem descendência desses mesmos lugares como o meu bisavô Serafim, o meu biavô Olegário, minha bisavó Carolina e o meu bisavô Martin, todos eles tem descendência Portuguesa.
Agora, ufa... Só falta falar da África! Minha bisavó Corina tem descendência Africana. O Brasil tem muita influência da África, por causa da vinda dos escravos africanos para cá, quando o Brasil foi colonizado por Portugal.
Uma das danças típicas da África é o Zulu Isicathamiya. Uma das comidas típicas é o Braai (abreviatura de braaivleis) quer dizer “carne grelhada” em africânder, um churrasco geralmente com vários tipos de carnes, algumas bem exóticas para nós, como: carne de javali, rinoceronte, avestruz, zebra e até crocodilo. Na África do Sul, desde 2005 existe o National Braai Day, o dia Nacional do Braai, que acontece em 24 de Setembro todos os anos.
Desde a Idade Média, os sul-africanos tiveram contato com o cardápio dos países árabes, quando escravos aprenderam a prepará-los e, ao voltarem ao país, divulgaram para outras pessoas, tornando-os comuns.
O Brasil tem muita influência Africana, por causa da vinda dos africanos para cá.
Para mim foi muito legal fazer esta pesquisa e descobrir mais sobre a minha família, e meus antepassados.
Turma Descobridores do CECAR
A história de minhas descendências
Meu nome é Raiany Likes Carbonal, tenho 10 anos, e tenho várias descendências: cabocla, alemã, austríaca e italiana. Fiz uma pesquisa sobre minha árvore genealógica com ajuda dos meus pais Marli Terezinha Likes Carbonal e meu pai Adilson Carbonal e descobri várias coisas, vou contar o que descobri, começando pela Itália.
A Itália fica no continente europeu, é famosa pela sua arte, cultura e monumentos, onde se encontra a Torre de Pisa e o Coliseu de Roma e também pela sua culinária. A Itália também é conhecida pelo seu estilo de vida, elegância, cinema, teatro e principalmente o bom gosto de seus habitantes.
O italiano é a língua oficial da Itália, que é derivada do latim, língua do Império Romano. A Itália concentra uma grande quantidade de pontos turísticos e culturais muito interessantes. Em função de sua rica história cultural, podemos encontrar no território italiano locais de grande beleza arquitetônica e valor cultural.
O futebol é o esporte principal da Itália, os italianos são conhecidos pela paixão com que jogam. Também é conhecida pelo formato de suas terras, que parecem uma bota.
A comida mais conhecida é a pizza, que se pode encontrar em quase todos os lugares. A culinária da Itália dispõe do queijo e o vinho que são um dos ingredientes principais desta cozinha que evoluiu extensivamente ao longo dos séculos.
Eu descobri varias informações sobre a Alemanha, que fica no continente europeu, também descobri muitas coisas interessantes. Hoje, a língua alemã é uma das línguas que mais desperta o interesse por parte dos estudantes de línguas de todo o mundo. Desde a copa de 2006 a Alemanha evoluiu muito, e vários turistas foram atraídos pela sua cultura, política e atratividade.
Na culinária, o pão é sem duvida o alimento básico. Viajando pelo país, podemos encontrar em toda a Alemanha cerca de 400 qualidades de pães diferentes e cerca de 1200 variedades de pãezinhos. A carne de porco, bovina e das aves são as pricipais variedades de carne consumida na alemanha, sendo a carne de porco a mais popular.
Sobre minha descendêcia austriaca, tive as maiores surpresas, descobri informações que nem imaginava. A Áustria, tal como vários países, dispõem de uma vasta cultura popular. Uma das que mais se destacam é o folclore tirolês. A capital da Austria é Viena, sua lingua oficial é o alemão, seu tipo de moeda é o euro e a religião predominante, é a católica. Um dos simbolos da autria é sem duvidas o riu dánubiu com mais de 2826 kilômetros. Um dos pontos turisticos mais conhecidos na autria.
Os austríacos são povos educados, gostam de uma vida agradável e muito tranquila. Para eles falar em tom de voz alta não é nada agradável. Os austríacos são pessoas de muito bom humor e sua culinária dispõe de um prato muito conhecido lá, o Buchteln que é um doce feito no forno com leve cobertura...
Por parte de mãe também tenho descendência cabocla. Os caboclos vivem em várias localidades do brasil, por isso não sabemos o local certo onde os caboclos viveram e ainda vivem.
O caboclo é um mestiço de índio com branco. Aqui no Brasil há o dia do caboclo, que é dia 24 de junho. Os caboclos não têm uma culinária especifica, mas uma mistura de vários modos de preparar o alimento, adquirido no decorrer de nossa evolução. Ex: A mandioca e o milho são alimentos que os caboclos comiam como outros alimentos extraídos ou colhidos da terra. Quando os imigrantes chegaram adquiriram dos indígenas o banho de riu, o uso da mandioca na alimentação, o uso de cestos de fibras, vegetais e um numeroso vocabulário nativo, principalmente tupi, associado às coisas da terra; nos vegetais e na fauna, por exemplo. Contribuíram grandemente para fornecer aos portugueses os ingredientes da terra, que estes souberam muito bem aproveitar, como o milho e a mandioca, por exemplo. Todos estes costumes os imigrantes adquiriram dos caboclos.
Adorei fazer essa pesquisa porque descobri várias informações que não sabia e, além disso, descobri um pouco sobre cada descendência que tenho. Adorei fazer esta pesquisa e aprendi muito.
Turma Descobridores do CECAR