segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Empreendedorismo social

Falar de empreendedorismo social nos faz lembrar-se de uma pessoa muito especial, Betinho. Pessoas como ele mudaram a história do país. A vontade de realizar algo, a determinação no seu propósito e a capacidade mobilizar as pessoas são algumas das características que fizeram dele um empreendedor bem-sucedido. E é bom lembrar suas ferramentas de trabalho foram simplicidade, honestidade e solidariedade. Betinho acreditou numa sociedade mais justa, percebeu a importância das pessoas dividirem com o outro que têm. Não deixou de lutar, em nenhum momento de sua vida, pelas pessoas necessitadas, discriminadas, contra a miséria e a fome.
Lutar pela cidadania, por melhores condições de vida é papel de todo cidadão. E você deve saber que existem muitas maneiras de exercer seu papel de cidadão. Ter atitudes éticas é um bom começo. Significa pensar e refletir antes de agir. É, ao pensar em si, considerar a existência do outro.
Você pode ajudar ensinando as pessoas à sua volta. Há muito tempo trabalhado a ser realizado em nosso país. Toda campanha e mobilização no sentido de promover a solidariedade são bem vindas! Fazendo assim, você estará agindo como um empreendedor ético social.

Empreendedorismo e Ética, Volume 3, Ensino Fundamental. p.g43


“Lutar por cidadania, por melhores condições de vida é papel de todo cidadão. E você deve saber que existem muitas maneiras de exercer seu papel de cidadão. Ter atitudes éticas é um bom começo. Significa pensar e refletir antes de agir. É, ao pensar em si, considerar a existência do outro. Você pode, por exemplo, evitar o desperdício de comida, o desperdício de água, tomar consciência do consumo de energia.”
Livro de Empreendedorismo e Ética pg. 43
Equipe 1: Luiz, Gianluca e Izabela
Desperdício de comida






_______________________________________________________________________
Equipe 2: Raiany, Matheus e Polyane

 Desperdício de Água










_________________________________________________

Equipe 3: Álvaro, João, Nicole e Sarah
Desperdício de energia






______________________________________________________________________

Fotos das Apresentações






______________________________________________________________________________

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EU NA SOCIEDADE


Nesta terceira unidade, nós conversaremos com nossos colegas sobre os empreendedores que cuidam de si e também dos outros para que todos melhorem de vida. Conversaremos sobre solidariedade e conheceremos um pouco sobre empreendedorismo social.
Veremos que em nossa comunidade, há muita gente fazendo algo para  ajudar aqueles que precisam.
O fato de conhecermos melhor nossa sociedade e a importância de ter um bom relacionamento com os outros o ajuda a viver bem na sociedade.
Ao longo desta unidade, vamos procurar perceber que mesmo no 4º e 5º ano, somos cidadãos que muito podem fazer pela sociedade, tendo consciência social e respeito por si mesmo e pelo outro em relação ao fato de que tudo tem seu tempo.

Livro de Epreendedorismo e Ética volume 3, pagina 38


PARA INICIO DE CONVERSA

Milho Premiado
 


Está é a história de um fazendeiro bem-sucedido.
Ano após ano, ele ganhava o troféu “milho gigante” da feira da agricultura do município. Entrava com seu milho na feira e saía com uma faixa azul recobrindo seu peito. E o seu milho era cada vez melhor.
Numa dessas ocasiões, um repórter de jornal, ao abordá-lo após a já tradicional colocação da faixa, ficou intrigado com a informação dada pelo entrevistado sobre como costumava cultivar seu qualificado e valioso produto.
O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava a semente do seu milho gigante com os vizinhos. O fazendeiro pensou por um instante e respondeu: “Você não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e leva de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho de qualidade inferior, a polinização vai prejudicar a qualidade do meu milho bom, eu tenho de ajudar meus vizinhos a cultivar milho bom.”
Ele era atento às conectividades da vida.
Assim é também em outras dimensões da nossa vida.
Aqueles que escolhem estar em paz devem colaborar para que seus vizinhos estejam em paz. Aqueles que querem viver bem têm de ajudar os outros para que vivam bem. E aqueles que querem ser felizes têm de ajudar os outros a encontrar os outros a encontrar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.
Que todos vocês consiguiram ajudar seus vizinhos a cultivar milho cada vez melhor.

Livro de Epreendedorismo e Ética volume 3, pagina 39